Uma pesquisadora descobriu que o primeiro continente da Terra foi formado há 3 bilhões de anos, em um novo artigo que lança nova luz sobre as fases iniciais da vida do planeta.
Jane Greaves, professora de astronomia na Escola de Física e Astronomia da Universidade de Cardiff, no País de Gales, estava examinando a formação de continentes em estrelas e planetas distantes.
Pensa-se que os exoplanetas com continentes que se formaram de forma semelhante ao da Terra têm maior probabilidade de serem habitáveis e talvez até conterem vida alienígena.
No processo, ela calculou quando nasceram os continentes de vários planetas distantes, bem como aqueles um pouco mais próximos.
Os continentes da Terra ficam no topo do manto quente e viscoso do planeta. O calor do núcleo interno impede a solidificação do manto. A razão pela qual o núcleo é quente é porque contém elementos radioativos provenientes de colisões de estrelas de nêutrons há bilhões de anos, como formas de Urânio, Tório e Potássio.
Ao analisar quantos materiais como este estão presentes na Terra e em outros planetas, também podemos estimar quando os continentes desses planetas se formaram. Alguns deles, segundo o estudo, de 4 a 5 bilhões de anos antes da terra, tendo a probabilidade de serem habitáveis e talvez até conterem vida alienígena.
O estudo, “ Quando surgiram os primeiros exocontinentes? ”foi publicado pela Research Notes of the American Astronomical Society